"O trabalho pedagógico e o uso de computadores na escola"
O uso do computador na escola necessita vencer
as fronteiras do educar convencional, possibilitando ou construindo novas estratégias que possam renovar a forma de se trabalhar os conteúdos programáticos. A informática na
educação possibilita ao educando a construção do seu conhecimento, transformando
a sala de aula num espaço real de interação, de troca de resultados, e adaptando
os dados à realidade do educando.
Não se
discute mais, o uso ou não do computador nas escolas; pois a informática é uma
realidade na vida social de praticamente senão em todas as áreas. No entanto, a
questão é como a informática pode ser utilizada de forma a auxiliar o trabalho pedagógico.
Para responder esta questão, é preciso eliminar
alguns paradgmas essenciais: vencer o preconceito com relação à máquina
(computador); e, elaborar um plano que contenha as principais necessidades
pedagógicas em sala de aula, esta listagem poderá ser resolvida com a ajuda de
um especialista, e o computador terá como atendê-la.
Os computadores
nada mais são do que o meio e não o fim, isto é, eles são somente solucionadores
de problemas; mas que sozinhos não fazem nada, e só podem se tornar úteis com a
ajuda de um bom especialista - nesta situação, o professor pois é ele quem detém
o conhecimento teórico.
A introdução do computador, no ambiente escolar,
é hoje uma necessidade para o crescimento de uma pedagogia inovadora, assentada
na capacidade de educadores propensos a didáticas renovadas. E, a importância do
papel do educador neste processo informatizado está em se conscientizar de que
não é ele quem deve indicar o que é próprio de cada educando, mas sim é papel
dele estar constantemente atento ao poder de cada um.
Então, se o educador não
se colocar dentro de seu tempo e caminhar em direção ao desenvolvimento, ficará
muito difícil gerar uma atuação docente de qualidade.
Um componente muito importante neste
processo é o educando, ele é antes de tudo o fim. É para ele que se aplica o
desenvolvimento das práticas educativas, com objetivo de levá-lo a se inteirar e
a construir seu conhecimento, através da interatividade com o ambiente de
aprendizagem. O educando é participante ativo nesse processo de aprendizagem,
interagindo e tendo claro os objetivos do aprendizado.
Tendo visto estas necessidades, as atividades pedagógicas devem promover uma construção cooperativa dos conhecimentos, desenvolvendo no aluno uma
consciência crítica e assim revolucionar o processo pedagógico, deixando-o mais
interativo e com atualizações constantes.
terça-feira, 20 de novembro de 2012
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
Objetivo:
Conteúdo:
Público Alvo: 1º e 2º período da Educação Infantil, na faixa etária de 4, 5 e 6 anos
Desenvolvimento da Atividade:
Avaliação
Objetivo:
- vivenciar situações onde o uso e a prática social da matemática estejam presentes;
- interligar as áreas do conhecimento através de estratégias que permitam às crianças desenvolver suas habilidades;
Conteúdo:
- construção do número na Educação Infantil
Público Alvo: 1º e 2º período da Educação Infantil, na faixa etária de 4, 5 e 6 anos
Desenvolvimento da Atividade:
- Roda de conversa com alunos apresentando alguns números;
- Com o auxilio de palitinhos pedir para que as crianças façam um bolo com 10 palitinhos, contando um por um até chegar em 10;
- Roda de conversa para que as crianças expressem como elas fizeram para contar os palitinhos;
- Depois pedir para que as crianças contem qtos bolinhos de 10 palitinhos ela fizeram;
- Depois de trabalhar a noçao de quantidade e unidade, a professora com o auxílio de um jogo de matemática, coloque as crianças sentadas em duplas para jogar no computador;
- Acessar o site da Discovery Kids/jogos e escolher um jogo matemático que se chama números e desafios;
Avaliação
- Após completar todas essas etapas, a professora deverá avaliar todos os seu alunos de forma continua e processual;
- Caso uma criança apresentar mais dificuldade que a outra, a professora deverá fazer a intervenção necessária para que o aluno avançe no seu processo de construção da noção de números e quantidades;
domingo, 4 de novembro de 2012
ATIVIDADE DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Proposta e Atividade: Usar os jogo Laboratório das Sílabas.
Objetivo: Compreender a relação letra son
Publico: crianças de 5 e 6 anos que estão no processo de alfabetização, turmas de 1º e 2º períodos.
Material utilizado: Um data show, um computador e caixas de son
Etapas de desenvolvimento
1ª etapa: Com a ajuda do data show e do computador, a professora utiliza a internet para entrar no jogo, logo em seguida ela apresenta o jogo para a turma e as suas regras.
2ª etapa: As crianças começam a jogar, e a partir disso elas começam a interagir com jogo formando sílabas associando o som com as palavras formadas.
3ª etapa: Depois que a turma aprende a jogar, a professora faz uma roda de conversa, para socializar o jogo com as crianças e pedir para q elas deêm a sua opinião sobre o jogo.
4ª etapa: Processo de avaliação; após a processo pede para que os alunos escrevam numa folha de papel A4 as palavras que elas conseguiram formar, através do jogo. Depois que as crianças entregam a atividade a professora analisa quais foram as crianças que necessitam de uma intervenção, para que elas avançem no seu processo de leitura e escrita.
Proposta e Atividade: Usar os jogo Laboratório das Sílabas.
Objetivo: Compreender a relação letra son
Publico: crianças de 5 e 6 anos que estão no processo de alfabetização, turmas de 1º e 2º períodos.
Material utilizado: Um data show, um computador e caixas de son
Etapas de desenvolvimento
1ª etapa: Com a ajuda do data show e do computador, a professora utiliza a internet para entrar no jogo, logo em seguida ela apresenta o jogo para a turma e as suas regras.
2ª etapa: As crianças começam a jogar, e a partir disso elas começam a interagir com jogo formando sílabas associando o som com as palavras formadas.
3ª etapa: Depois que a turma aprende a jogar, a professora faz uma roda de conversa, para socializar o jogo com as crianças e pedir para q elas deêm a sua opinião sobre o jogo.
4ª etapa: Processo de avaliação; após a processo pede para que os alunos escrevam numa folha de papel A4 as palavras que elas conseguiram formar, através do jogo. Depois que as crianças entregam a atividade a professora analisa quais foram as crianças que necessitam de uma intervenção, para que elas avançem no seu processo de leitura e escrita.
Obra escolhida:
§ Candido Portinari ( Guerra e Paz)
Turma:
2º período da Educação Infantil;
Idade:
5 e 6 anos;
Duração:
3 aulas
Objetivo:
Analisar, indentificar e construir pinturas a partir da observação de obra de arte sobre as crianças registradas na obra;
Desenvolvimento:
1º
momento: A partir de uma tempestade cerebral,
organizar uma roda de conversa com as para a apresentação das obras via data show, em seguida
a professora deve dirigir-se ao site das obras de Candido Portinari, mais precisamente Guerra e Paz. Perguntar para o grupo a sua opinião a acerca das obras;
2º
momento:
Fazer uma breve leitura para as crianças sobre o autor das obras;
3º
momento: Em sala especializada de Arte, cada
criança irá construir e pintar individualmente a sua própria obra de arte,
fundamentando-se no que foi exposto sobre a obra de Arte nas roda de
conversa.
Material:
§ Telas
específicas para pinturas;
§ Avental
e pinceis de várias espessuras;
§ Tintas
de cores diferentes não tóxicas;
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