segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO


Objetivo:
  • vivenciar situações onde o uso e a prática social da matemática estejam presentes;
  •  interligar as áreas do conhecimento através de estratégias que permitam às crianças desenvolver suas habilidades;

Conteúdo:

  • construção do número na Educação Infantil

Público Alvo: 1º e 2º período da Educação Infantil, na faixa etária de 4, 5 e 6 anos

Desenvolvimento da Atividade:

  • Roda de conversa com alunos apresentando alguns números;
  • Com o auxilio de palitinhos pedir para que as crianças façam um bolo com 10 palitinhos, contando um por um até chegar em 10;
  • Roda de conversa para que as crianças expressem como elas fizeram para contar os palitinhos;
  • Depois pedir para que as crianças contem qtos bolinhos de 10 palitinhos ela fizeram;
  • Depois de trabalhar a noçao de quantidade e unidade, a professora com o auxílio de um jogo de matemática, coloque as crianças sentadas em duplas para jogar no computador;
  • Acessar o site da Discovery Kids/jogos e escolher um jogo matemático que se chama números e desafios;

Avaliação

  • Após completar todas essas etapas, a professora deverá avaliar todos os seu alunos de forma continua e processual;
  • Caso uma criança apresentar mais dificuldade que a outra, a professora deverá fazer a intervenção necessária para que o aluno avançe no seu processo de construção da noção de números e quantidades; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário