"O trabalho pedagógico e o uso de computadores na escola"
O uso do computador na escola necessita vencer
as fronteiras do educar convencional, possibilitando ou construindo novas estratégias que possam renovar a forma de se trabalhar os conteúdos programáticos. A informática na
educação possibilita ao educando a construção do seu conhecimento, transformando
a sala de aula num espaço real de interação, de troca de resultados, e adaptando
os dados à realidade do educando.
Não se
discute mais, o uso ou não do computador nas escolas; pois a informática é uma
realidade na vida social de praticamente senão em todas as áreas. No entanto, a
questão é como a informática pode ser utilizada de forma a auxiliar o trabalho pedagógico.
Para responder esta questão, é preciso eliminar
alguns paradgmas essenciais: vencer o preconceito com relação à máquina
(computador); e, elaborar um plano que contenha as principais necessidades
pedagógicas em sala de aula, esta listagem poderá ser resolvida com a ajuda de
um especialista, e o computador terá como atendê-la.
Os computadores
nada mais são do que o meio e não o fim, isto é, eles são somente solucionadores
de problemas; mas que sozinhos não fazem nada, e só podem se tornar úteis com a
ajuda de um bom especialista - nesta situação, o professor pois é ele quem detém
o conhecimento teórico.
A introdução do computador, no ambiente escolar,
é hoje uma necessidade para o crescimento de uma pedagogia inovadora, assentada
na capacidade de educadores propensos a didáticas renovadas. E, a importância do
papel do educador neste processo informatizado está em se conscientizar de que
não é ele quem deve indicar o que é próprio de cada educando, mas sim é papel
dele estar constantemente atento ao poder de cada um.
Então, se o educador não
se colocar dentro de seu tempo e caminhar em direção ao desenvolvimento, ficará
muito difícil gerar uma atuação docente de qualidade.
Um componente muito importante neste
processo é o educando, ele é antes de tudo o fim. É para ele que se aplica o
desenvolvimento das práticas educativas, com objetivo de levá-lo a se inteirar e
a construir seu conhecimento, através da interatividade com o ambiente de
aprendizagem. O educando é participante ativo nesse processo de aprendizagem,
interagindo e tendo claro os objetivos do aprendizado.
Tendo visto estas necessidades, as atividades pedagógicas devem promover uma construção cooperativa dos conhecimentos, desenvolvendo no aluno uma
consciência crítica e assim revolucionar o processo pedagógico, deixando-o mais
interativo e com atualizações constantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário